Caso não esteja habituado ao termo, "briefing" nada mais é do que uma breve conversa que o cliente tem com seu arquiteto ou designer de confiança antes de iniciar a sua obra!
Mas por que é tão importante fazer um briefing? O que acontece em uma entrevista/ conversa assim?
Fica tranquilo, vamos abordar tudo que você precisar saber sobre o assunto :D
Em uma conversa de briefing o objetivo do arquiteto/designer é primeiramente entender qual a necessidade do cliente para a obra. Perguntas sobre como é o dia-a-dia do cliente são essenciais! Ele gosta de ler, ver filmes, séries? O casal cozinha junto ou prefere Ifood? Tem filhos ou pretendem ter? Esse tipo de pergunta é super importante, pois de nada adiantaria um projeto arquitetônico arrojado e bonito se não for funcional para a família que vai morar nele.
Outra coisa ideal que um arquiteto jamais deve se esquecer é entender o orçamento do cliente, quanto ele pode gastar com a reforma, e quais as prioridades dele com o dinheiro. Nosso papel como profissionais é usar da melhor forma possível esse budget feito pelo cliente, e fazê-lo entender o porque de gastar em determinada etapa.
Para o cliente essa é uma parte muito importante que deve ser muito bem conversada, principalmente para que ele entenda que os gastos não se resumem apenas a materiais, mas também a mão de obra.
Uma excelente dica para cálculo de orçamento é saber que quase toda obra chega no limite do orçamento previsto ou até ultrapassa um pouco, por isso o ideal é que seja calculado pelo menos 15% do orçamento para excedentes e imprevistos.
Outra ideia maravilhosa é fazer uma pasta com imagens de inspiração do Pinterest, Instagram ou Facebook para conversar sobre que tipo de ambientação agrada o cliente.
Toda obra dá trabalho, por isso antes de reformar SEMPRE consulte um profissional da área, o papel dele é fazer de tudo para que a sua casa fique exatamente do jeito que você sempre quis!
Comments